Fiscalização contra trabalho infantil é reforçada em cemitérios de São Luís na semana de Finados

01:24 Direitos Humanos, Notícias 29/10/2019 - 17h48 Brasília Embed

Daniel Costa*

Nesta semana que antecede o feriado de Finados, uma ação da Superintendência Regional do Trabalho do Maranhão combate o trabalho infantil nos cemitérios de São Luís.

 

As equipes também realizam palestras nas escolas e centros comunitários locais.

 

O estado é o quarto no ranking com o maior número de crianças em situação de trabalho infantil no país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2016.

 

Na campanha do ano passado, a Superintendência Regional do Trabalho identificou crianças e adolescentes prestando serviços para os clientes dos cemitérios. O valor pago pelos contratantes para a pintura e limpeza dos túmulos variava de R$ 4 a R$ 10.

 

Segundo a pasta, os menores trabalhavam desacompanhados e sem nenhum tipo de proteção para evitar contato direto com a terra do local, que poderia estar contaminada. Além disso, algumas crianças ainda manuseavam facões e foices, para limpeza e capinagem dos túmulos.

 

A fiscalização deste ano está sendo intensificada para que a situação não se repita.

 

De acordo com Superintendência, as crianças e adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil estão sendo encaminhados para os Centros de Referência Especializados de Assistência Social do município.

 

*Estagiário, com supervisão de Ariane Póvoa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique