Será lançado nesta sexta mapa da violência contra idosos no DF

01:13 Direitos Humanos, Notícias 04/10/2019 - 07h05 Brasília Embed

Jéssica Gonçalves

A 4ª edição do Mapa da Violência contra a Pessoa Idosa do Distrito Federal vai ser lançada nesta sexta-feira. O evento, que começa às duas da tarde, será realizado no Fórum de Brasília, e contará com a palestra “Envelhecer num contexto de desproteção”.

 

Os interessados em participar podem fazer a inscrição no local.

 

A nova edição do Mapa da Violência foi realizada com base na análise e na compilação dos dados de 2008 a 2018 e informações do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; da Secretaria de Saúde do DF e da Central Judicial do Idoso.

 

O documento mostra que a idade das vítimas se concentra na faixa de 60 a 69 anos - 35% dos casos. E os registros envolvendo mulheres representam 62% das ocorrências.

 

O maior número de denúncias, 17 por cento, ocorreu em Ceilândia, onde está a maioria da população idosa. A violência psicológica é a que mais acontece com pessoas nessa faixa etária, 31% dos casos, e os principais agressores são os filhos, em 57% das ocorrências.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique