Manaus somou 20 denúncias de racismo entre janeiro e outubro

01:21 Direitos Humanos, Notícias 18/11/2019 - 13h46 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

A Delegacia de Manaus especializada em investigar casos de racismo recebeu, entre janeiro e outubro deste ano, 20 denúncias de casos de discriminação pela cor da pele.

 

No mesmo período do ano passado, foram 18 denúncias de racismo na capital do Amazonas.

 

Previsto em lei desde 1989, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível e pode levar a pena entre 1 e 5 anos de prisão.

 

Para o registro de casos de racismo ou injúria racial, as autoridades aconselham a vítima a recolher provas dos crimes, para dar mais robustez ao processo. Testemunhas, gravações e até prints, que é a captura na tela nos casos de crimes virtuais podem fazer diferença nas investigações.

 

Esta quarta-feira, dia 20, marca, em todo o país, o Dia da Consciência Negra. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi liderou o mais importante quilombo do país, durante o período colonial.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique