Maranhão cria força-tarefa para ajudar órgãos federais a proteger terras indígenas

01:43 Direitos Humanos, Notícias 05/11/2019 - 18h42 Brasília Embed

Larissa Abreu*

O governo do Maranhão criou uma força-tarefa para ajudar órgãos federais a proteger índios e terras indígenas.

 

A Força-Tarefa de Proteção à Vida Indígena é integrada pela Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros e vai atuar por tempo indeterminado. O decreto foi publicado no Diário Oficial, nessa segunda-feira (4).

 

A decisão veio depois de um conflito entre o grupo Guardiões da Floresta e madeireiros, que resultou na morte do líder indígena Paulo Paulino Guajajara. Ele teria sido vítima de uma emboscada, na Terra Indígena Arariboia, no município maranhense de Bom Jesus das Selvas, na última sexta-feira (1º).

 

O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, destacou a importância da força-tarefa para proteção dos povos nativos.

 

Ele ainda ressalta o compromisso do governo maranhense com os órgãos federais em defesa da vida indígena no estado.

 

O decreto determina ainda que boletins de ocorrência registrados nas delegacias do Maranhão, que tenham por natureza a violação dos direitos indígenas, sejam comunicados imediatamente à coordenação da força-tarefa.


 


 

*Estagiária sob supervisão de Ariane Póvoa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique