Em Roraima, Ministério Público pede na Justiça que governo corrija graves falhas em lar para idosos

01:47 Direitos Humanos, Notícias 24/12/2019 - 09h49 Brasília Embed

Maíra Heinen

Após denúncia de funcionários e de idosos, inspeções técnicas realizadas pelo Ministério Público de Roraima apontaram falhas graves no serviço prestado na Casa de Longa Permanência para Idosos Maria Lindalva Teixeira de Oliveira, antiga Casa do Vovô, em Boa Vista.

 

O MP entrou com ação na Justiça contra o governo do estado para corrigir as falhas.

 

Foram encontrados problemas como: ausência de vagas para acolhimento de outros idosos; quartos e banheiros sem condições mínimas de higiene; ausência de instalações sanitárias adequadas; frequente falta de remédios controlados e de uso contínuo; alimentação inadequada e em quantidade insuficiente.

 

O promotor responsável pela ação, Paulo André de Campos Trindade, destaca que desde 2014 já foram feitas várias recomendações, mas os problemas persistem.

 

Na ação, o MPF pede a obrigação, entre outras coisas, que o estado de Roraima e a Secretaria estadual do Trabalho e Bem Estar Social forneçam alimentos, na quantidade e qualidade suficiente a suprir as necessidades dos idosos; e que mantenha a moradia dos idosos em condições habitáveis, salubres e higiênicas, promovendo limpeza diária sem interrupções.

 

Para cada descumprimento, a ação pede multa de R$100 mil, por dia.

 

A Procuradoria-Geral de Roraima informou que o governo não foi notificado da Ação Civil Pública.

 

A Secretaria estadual do Trabalho e Bem-Estar Social comunicou que a secretária Tânia Soares de Souza também não foi notificada sobre a ação e, portanto, desconhece o teor; e disse ainda que vai se manifestar somente após a comunicação oficial. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique