Fórum debate promoção da igualdade de gênero nas empresas

02:23 Direitos Humanos, Notícias 03/12/2019 - 17h40 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

O que as empresas têm feito para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho?

 

A importância dessas práticas e o compromisso das organizações de conscientizar sobre o tema foram debatidos nesta terça-feira (3), em um fórum realizado pela ONU Mulheres, na casa Firjan, no centro do Rio de Janeiro.

 

Um dos temas discutidos no evento foi o papel das empresas no aumento da representação de mulheres em cargos de alta gerência.

 

Como exemplo de boas práticas, a gerente de projetos da ONU mulheres, Adriana Carvalho, listou as contribuições do Prêmio Weps Brasil – Empresas Empoderando Mulheres, uma iniciativa que estimula a cultura de equidade de gênero nas organizações.

 

A executiva ressalta que as ações nesse sentido têm se intensificado no meio corporativo, mas que é preciso definir metas para atingir resultados efetivos e sair da estagnação.

 

Para uma mudança na cultura a favor da diversidade, a gerente da ONU Mulheres afirma que é preciso que as empresas apostem em treinamentos que ajudem a cultivar um ambiente mais inclusivo, eliminando comportamentos discriminatórios.

 

Entre as boas práticas, Adriana Carvalho destacou, ainda, políticas de flexibilidade de horário, aumento da licença maternidade e o número crescente de adesão ao Programa Empresa Cidadã, criado para promover mais qualidade de vida aos trabalhadores em troca de benefícios fiscais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique