Sancionada a Lei que altera o Simples Nacional

Publicado em 07/08/2014 - 16:14 Por Danyele Soares - Brasília

Cerca de 450 mil empresas devem ser beneficiadas com a lei que altera o Super Simples, regime diferenciado de tributação que unifica oito impostos em um único boleto. A nova regra, sancionada nesta quinta-feira (7), amplia o acesso do setor de Serviços ao Simples Nacional, como também é conhecido. A medida atinge os negócios que tenham faturamento anual de até R$ 3,6 milhões.

Na prática, a nova lei altera o critério de adesão ao regime. Agora, o requisito é o porte e o faturamento da empresa. Antes, empreendimentos de áreas como desportiva, intelectual, científica não podiam participar. Com o novo texto, profissionais como advogados, jornalistas, médicos, psicólogos e fisioterapeutas serão contemplados. Para a presidenta Dilma Rousseff, a lei universaliza o acesso ao SuperSimples e ajuda a construir um Brasil com menos burocracia.

A nova lei também simplifica o processo de abertura e fechamento de empresas. O processo para abrir um negócio poderá ser concluído em 5 dias. Atualmente, são mais de 100 dias para terminar a ação. Já para fechar a firma não será mais necessária a certidão negativa de débitos. A norma também cria um Cadastro Único Nacional para as empresas que deve entrar em vigor em março do ano que vem.

Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Coelho, a medida deve aumentar o número de escritórios de advocacias e gerar mais emprego.  

As novas regras do SuperSimples começam a valer no dia primeiro de janeiro do ano que vem.

Últimas notícias
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo
Economia

Turismo no carnaval gera mais de R$ 2,3 bilhões para o Rio de Janeiro

O valor considera despesas com hospedagem, restaurantes, entretenimento e compra de produtos. Entre os entrevistados, 92% estavam na cidade, entre os dias cinco e 19 de fevereiro, por lazer, férias e atraídos pela folia.

Baixar arquivo