Comer fora ficou 136,14% mais caro em dez anos

Publicado em 12/02/2015 - 05:42 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Continuando a prosa em cima da inflação que já bateu o teto da meta traçada pelo governo. Os analistas financeiros ouvidos toda semana pelo Banco Central acham que vai continuar assim até dezembro – só subindo. Então, voltando ao ano passado, quando a inflação fechou nos 6,41%. Vamos nessa?

 

Pois pode colocar aí na manchete da rádio. IBGE informa. É quem fecha a inflação oficial, medida pelo IPCA. Índice de Preços ao Consumidor – Amplo. Foi de 6,41%. Mas a pessoa aí sabe de quanto foi a inflação da carne, usada todos os dias, não só na refeição a quilo, fora de casa, mas nos churrasquinhos, cada vez mais difíceis no fim de semana? E a manchete?

 

Nos últimos dez anos, comer fora de casa ficou 136,14% mais caro A inflação oficial, pelo IPCA, no mesmo tempo, foi de 69,73%. Se a pessoa aí tiver condição de comer em casa, a inflação, em dez anos, foi de 86,59%. Então, por que comer fora se está mais caro do que comer em casa? Simples. Tem mais emprego, mais mulher trabalhando fora e a empregada doméstica está cada dia mais difícil e mais caro.

 

Por que então está cada dia mais caro comer fora de casa? IBGE informa. O restaurante a quilo, o mais barato, está pagando aluguel mais alto, por causa da inflação da habitação. No ano passado foi de 8,8%. A inflação da energia elétrica, tão importante no restaurante, no ano passado foi de 17,06%. Neste ano vai ser maior ainda. Resultado: mexe no seu bolso, com o quilo de comida mais caro.

Tem ainda o dólar e a carne no preço alto do quilo da comida fora de casa. Com o dólar valendo muito mais do que o real vale a pena exportar, o que acontece com a nossa carne, que vai direto para a China e a Rússia. Indo para lá, falta cá, e aumenta o preço no prato de comida. Tanto que a inflação da carne, no ano passado, foi de 22,21%.

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo, cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo