Rendimento da poupança está abaixo da inflação

Publicado em 19/02/2015 - 08:56 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Em janeiro, a poupança rendeu 0,59% e a inflação comeu 1,24%.   Então, dou razão para a pessoa ouvinte cidadã que reclamou da poupança estar rendendo menos do que a inflação. Ou seja. Na poupança, a gente, na realidade, está é perdendo dinheiro. E por que isto acontece?

 

Resposta rápida: não dá para aumentar o rendimento da poupança porque existem regras. Então, o negócio é baixar a inflação o mais rápido que puder. Acontece que até o fim do ano, admitem os analistas financeiros ouvidos pelo Banco Central, está difícil isto acontecer. Por isso, para a pessoa ouvinte aí entender. A caderneta de poupança, mesmo não pagando Imposto de Renda, está dando prejuízo. A inflação leva o rendimento e mais um pouco. Pelo seguinte.

 

O rendimento da poupança é calculado em meio por cento ao mês mais a TR. O depósito do rendimento é feito 30 dias depois da data em que foi colocado no banco. Se tirar antes, perde. Por isso é importante saber quanto foi depositado a cada dia diferente do mês. Se tiver que retirar, escolha o dia em que já tenha dado um mês para não perder mais ainda. Já falo o que é TR. Mas atenção. O rendimento de meio por cento ao mês - dá 6,17% no ano - só vale se a Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano. É a tal taxa básica de juros de que eu falo que mexe aí no seu bolso. Hoje a taxa Selic está em 12,25% ao ano. Se baixar a Selic e aumentar a inflação, fica pior ainda.

 

E se a Selic estiver abaixo dos 8,5%? E na caderneta antiga? E esta tal de TR, não pode aumentar não? E que diacho é esta tal de TR? Gente. Meu tempo acabou. Vamos fazer o seguinte. Amanhã, neste horário, nesta rádio, eu volto com a resposta. Por que o governo não aumenta a TR para a poupança deixar de render abaixo da inflação?

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão . É publicado de segunda a sexta -feira.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo