Consultor dá dicas para aumentar chances no mercado de trabalho

03:17 Economia, Notícias 30/04/2015 - 15h46 Brasília Embed

Priscila Rangel

Os impactos das mudanças no cenário econômico brasileiro já são sentidos pelo mercado de trabalho, que registrou 50.354 vagas a menos desde janeiro, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Desde o início do ano, a taxa de desemprego vem subindo e em março chegou a 6,2%, maior índice registrado em quatro anos, de acordo com o IBGE. A população desocupada é de 1,5 milhão de pessoas.

 

Na avaliação do professor de economia social e do trabalho da Unicamp, Cláudio Dedeca, ainda não é possível ter certeza dos efeitos da crise no mercado de trabalho.

 

Mikail Rocha, de 27 anos é formado em Administração e achou difícil conseguir o primeiro emprego. Ele conta como agiu durante os dois anos em que esteve desempregado.

 

O consultor de carreiras Renato Mendes orienta os jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho a buscarem diferenciais e a se preocuparem com a postura durante a entrevista.

 

Renato Mendes também dá dicas de comportamento profissional para quem está empregado e não quer correr o risco de perder a vaga em tempos de crise.

 

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, nos três primeiros meses do ano houve também queda de 1,26% no valor médio dos salários em relação ao mesmo período do ano passado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique