Paraísos fiscais guardam mais de R$ 1 trilhão do Brasil

Publicado em 28/04/2015 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Brasileiros ricos têm mais de um trilhão e meio de reais guardados em paraísos fiscais ao longo do mundo. A pesquisa é do alemão Markus Meinzer, do Tax Justice Network. Foi publicada na rede de notícias da Inglaterra, a BBC de Londres. Em 2012, o Brasil já ocupava o quarto lugar no mundo na questão de dinheiro mandado para fora do país de uma maneira ilegal. Vamos nessa.

 


O assunto continua atual diante do número de escândalos de corrupção no Brasil, os mais famosos, recentemente, o Mensalão e o Petrolão, como foram apelidados, e recentemente a Operação Zeloti, da Polícia Federal, que investiga desvios na área da Receita Federal. Em todos eles existe dinheiro depositado no estrangeiro e que nem sempre são devolvidos para o Brasil.

 

Para o diretor da Tax Justice Network quem mais manda dinheiro brasileiro para os paraísos fiscais são os setores de mineração, petróleo, farmacêutico, comunicações e transportes. São os maiores clientes brasileiros nos paraísos fiscais. Na América Latina, além do Brasil, aparecem entre os vinte países que mais desviam o dinheiro para os paraísos fiscais também México, Argentina e Venezuela.

 

A evasão de dinheiro para paraísos fiscais na verdade é uma praga que atinge inclusive os países mais ricos e cheios de regulamentação. De acordo com o estudo chamado The Price od Offshore, como o paraíso fiscal é chamado em inglês, os ricos do mundo têm depositados, nesses países, geralmente ilhas, mais de 21 trilhões de dólares, o que significa a economia junta dos Estados Unidos e do Japão.

 

De acordo com o estudo, entre os vinte países que mais desviam dinheiro para os paraísos fiscais estão a China, em primeiro lugar, seguida pela Rússia, Coréia do Sul e, em quarto lugar, o nosso Brasil, com desvio de 520 bilhões de dólares ou, na cotação de hoje, 1 trilhão e meio de reais. No nosso caso, apesar dos controles que deveria ser exercidos pelos bancos, o mais difícil mesmo é a devolução desse dinheiro todo. Operação Lava-Jato, da Petrobras, é um dos exemplos mais recentes.

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo