Quinze regiões metropolitanas concentram metade do PIB

Publicado em 16/04/2015 - 21:07 Por Pollyane Marques - Brasília

Cerca de 50% do PIB, Produto Interno Bruto, do Brasil, está concentrado em 15 regiões metropolitanas, que concentram 40% da população do país. O maior PIB é de São Paulo, seguido do Rio de Janeiro e Brasília. Os números são de um estudo elaborado pelo Conselho Federal de Economia.

 

Esses resultados, de acordo com a pesquisa, são fruto de uma concentração da produção e da industrialização nessas regiões, conforme explica o pesquisador e vice-presidente do Conselho, Júlio Miragaya.

 

Sonora: “Há um processo não só de crescimento das metrópoles tradicionais, como também há um processo de metropolização das cidades médias. Isso evidentemente significa um processo de esvaziamento do campo. Mas principalmente um processo de esvaziamento dos pequenos núcleos urbanos. Cada vez mais há a participação dos municípios de pequena população, mesmo em área urbana, eles caem relação ao total do país”.

 

O mesmo estudo também mostra que existe uma tendência de aproximação entre as rendas dos moradores da principal cidade da metrópole e suas periferias, exceto no Distrito Federal. Enquanto em regiões como Campinas, Belo Horizonte e Porto Alegre a participação da periferia no PIB ultrapassa os 50%, em Brasília esse número não chega a 6%. De acordo com o pesquisador essa diferença vem da baixa industrialização do Distrito Federal e seu Entorno. Enquanto o DF mantém seu PIB com os salários pagos para o funcionalismo público, o Entorno sobrevive do pequeno comércio e sofre com a histórica falta de investimento.

 

E os moradores da periferia do Distrito Federal sentem as consequências dessa diferença na pele. A ajudante de serviços gerais, Meiriele Camilo, mora em Águas Lindas de Goiás, a 50 quilômetros de Brasília. Seis vezes por semana ela enfrenta pelo menos 3 horas de trânsito. Por mês ela recebe um salário mínimo e meio por 60 horas semanais de trabalho. Para ela, a remuneração não é das melhores, mas paga as contas.


E pelo estudo, a tendência é que as diferenças no Distrito Federal cresçam ainda mais, já que a população tem migrado para as áreas do Entorno em busca de um menor custo de vida.

 

* Título alterado no dia 17/04/15 para mudança de enfoque, sem correção de informação. 

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo