ONU alerta para extrema desigualdade social no mundo

Publicado em 30/06/2015 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

A riqueza dos 80 mais ricos deste mundo é a mesma, se juntada, das 3,5 milhões de pessoas mais pobres. Se isto não for a maior vergonha, não sei o que é. Palavra de quem? Do relator da ONU sobre Pobreza Extrema e Direitos Humanos, Organização das Nações Unidas, Philip Alston. Vamos nessa?

 

O relator da ONU, que diz isto ser motivo de vergonha esta imensa desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres, alerta ainda que a desigualdade social só tem aumentado, dramaticamente, nas últimas décadas.

 

Ele lembra que  a desigualdade aumenta não só entre ricos e pobres mas, principalmente, entre os mais ricos e os mais pobres. Tem mais coisa grave acontecendo neste nosso mundo. O relator da ONU garante que 40%, ou quase a metade dos mais prejudicados na distribuição de renda, são justamente os que mais se distanciaram, para pior. Quer mais?

 

No relato sobre desigualdade sociais da ONU existe ainda a constatação que isto acontece não é só por causa da renda, do dinheiro, da falta de salário. Lendo do jeito como está escrito. “A preocupação não é apenas com a desigualdade da renda, mas com uma “série de desigualdades extremas em relação à riqueza como acesso à educação, à saúde, à habitação e outras.”  Com isso, só para completar o relato, os direitos civis, políticos e humanos são prejudicados por essa “extrema desigualdade”.

 

Enfim, ele pede que o Conselho dos Direitos Humanos da ONU, diante dessa “enorme desigualdade social”,  tome uma série de medidas, de fato, mas sejam mais do que, diz ele,  “belas palavras”.

 

Só fechando a prosa, com mais dados negativos, no relato da ONU: Ainda sobrevivem, na extrema pobreza, neste mundo, mais de um bilhão de pessoas, ou seja, mil milhões. Pior ainda para as mulheres e crianças que são mais atingidas pela falta de oportunidades econômicas, num meio de “degradação ambiental”. Mais ainda: existem hoje, no mundo, segundo a ONU, 73 milhões de jovens desempregados, três vezes mais do que os adultos.

 

Então, tá.  Desculpe o negativo, mas a realidade é essa.

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo