Aneel vai manter cobrança extra na conta de luz em agosto

01:07 Economia, Notícias 31/07/2015 - 17h18 Brasília Embed

Jéssica Gonçalves

O sistema de bandeiras tarifárias continua vermelho em agosto. A informação foi divulgada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A medida atinge todos os consumidores brasileiros. Isso significa que a cada 100 quilowatt-hora consumido, há um acréscimo de R$ 5,50 na conta.


O sistema de bandeiras tarifárias começou a valer no início deste ano, e mostra, todo mês, qual foi o aumento do custo da energia nas contas de luz. O valor da bandeira amarela é de R$ 2,50 a cada 100 quilowatt-hora. Já na bandeira verde o preço não aumenta.
 

Antes da implementação das bandeiras, os custos com compra de energia pelas distribuidoras eram incorporados ao cálculo de reajuste das tarifas, mas só eram repassados aos consumidores um ano depois.
Segundo a Aneel, o novo sistema permite que o consumidor possa adequar o consumo ao preço real.

 

Um dos motivos da manutenção da bandeira vermelha desde o início do ano é a falta de chuvas, que aumenta o uso da energia de usinas termelétricas - mais cara do que a gerada por hidrelétricas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique