Trocando em Miúdo: Internet móvel cresce no Brasil

Publicado em 06/07/2015 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Consumo de internet móvel é o que mais cresce no Brasil. Não é a toa que gente vê, cada vez mais, uma porção de gente sem conversar com ninguém, só com o tal de smartphone, celular é coisa do passado, fila na frente do orelhão ninguém mais nem se lembra. Pois então vamos falar sobre isso.

 

A constatação é da pesquisa feita no Brasil pela PwC, que atua em 157 países, sobre gastos, tanto do consumidor quanto da publicidade, em midia e entretenimento, que movimentou, em 2014, mais de 42 bilhões de dólares, sendo 13 só na Internet, com o seguinte detalhe. Em cinco anos, haverá 148 milhões de assinantes brasileiros de internet móvel. 

 

Só lembrando que o acesso à internet pelos telefones móveis é 2,3 vezes mais do que no fixo. Antes de passar para o que isto representa, em termos de dinheiro, publicidade e tudo, é bom lembrar outro fato. Não é a toa que, por conta da internet móvel, mais acessível, todas as classes sociais estão cada vez mais ligadas com todo mundo nesta tal de redes sociais.

 

Então, vamos falar de dinheiro. Primeiro, o cidadão diz que confia mais no conteúdo de jornais e rádios. Segundo, que paga para ter acesso à internet, ou aceita que tenha publicidade, desde que tenha conteúdo do gosto dele. E isto determina onde os anunciantes estão colocando mais dinheiro.

 

De qualquer forma, não custa nada a gente lembrar que, mesmo com este sucesso todo das redes móveis de ipod, ipad, smarts e tal, é a televisão aberta que continua pegando a maior parte do bolo publicitário hoje em dia. Mais da metade.

 

Só adiantando que a televisão paga, a cabo ou satélite, ou a online, pela internet, começa a ganhar terreno da publicidade, a gente soube nesta pesquisa feita pela PwC. Mídia e entretenimento. Uma coisinha que vai movimentar, em 2019, no mundo todo, 2 trilhões e 230 bilhões de dólares. Dá a mixaria de 7 trilhões de reais.

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo