Trabalhadores da Volks de São Bernardo aprovam adesão ao PPE

01:12 Economia, Notícias 18/09/2015 - 11h37 São Paulo Embed

Magda Calipo

Trabalhadores da Volkswagen de São Bernardo, no ABC Paulista, aprovaram nesta quinta-feira (17) a adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE).

 

Pelo acordo, os empregados terão redução de 20% da carga horária e do salário, sendo que 10% do salário será coberto pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, conforme prevê a medida provisória que criou o mecanismo. 

 

De acordo com o sindicato da categoria, o número de empregos que serão preservados é de 3 mil vagas e se referem ao excedente na unidade. 

 

Os metalúrgicos negociaram em janeiro deste ano a estabilidade no emprego até 2019.

 

O secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, explica, no entanto, que o acordo previa o uso de instrumentos de flexibilização, como PPE.

 

O último balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores indica que, de janeiro a agosto deste ano, as vendas ao mercado interno caíram 21,4% na comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 1,75 milhão de unidades.

 

Como consequência da queda na demanda, as montadoras reduziram a produção no acumulado do ano em 16,9%.

 

Leia mais na Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique