Crescimento da economia continua em queda, aponta FGV

01:50 Economia, Notícias 21/01/2016 - 18h54 Rio de Janeiro Embed

Nanna Pôssa

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro continua caindo. De acordo com a projeção da Fundação Getúlio Vargas, a taxa acumulada em 12 meses chegou a – 3,2% em novembro do ano passado.

 

A informação é do  Monitor do PIB que  foi lançado nesta quinta-feira. O objetivo é antecipar mensalmente as previsões para o principal termômetro da economia brasileira. O PIB (que é soma das riquezas do país), é calculado de forma oficial pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado a cada três meses.

 

O Monitor do PIB mostra que a economia caiu 5,2%, no trimestre que vai de setembro a novembro do ano passado, os últimos quatro trimestres apresentaram taxas negativas em relação aos trimestres imediatamente anteriores.

 

Os setores que mais caíram foram o de transformação e de construção, com baixa de de 9,1% e 8,2% respectivamente. De acordo com o responsável pela pesquisa, Claudio Considera, esta a queda tem relação com a diminuição do consumo.

 

Outra razão para o desaquecimento da economia é a recessão dos investimentos. A Formação Bruta de Capital Fixo está negativa desde agosto de 2014 e caiu 13% nos 12 meses encerrados em novembro. As exportações, por outro lado, subiram 0,1% na mesma comparação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique