Especialista orienta famílias a driblar crise financeira

Publicado em 10/02/2016 - 12:30 Por Danyele Soares - Brasília

Em meio à crise financeira, inflação e juros altos, muita gente está apertando o cinto para fechar as contas no fim do mês. Mas será que é possível driblar essa situação? Especialistas afirmam que sim. Mas é preciso ter disciplina.

 

O presidente do Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Reinaldo Domingos, explica que as famílias devem conversar para estabelecer prioridades e cortar gastos.

 

Ele diz que há quatro tipos de famílias: a investidora, que guarda dinheiro; a equilibrada, que não poupa nem deve ninguém; a endividada, que tem algumas dívidas, mas consegue pagar; e a inadimplente, que já não consegue quitar os compromissos financeiros.

 

Para tentar resolver o problema e ficar no azul, ele recomenda uma readequação de padrão de vida. 

 

E é por meio da educação financeira que a servidora pública Roberta Fraga ensina a filha, Clarice, de 7 anos, a saber como usar o dinheiro e poupar. Ela explica para a pequena Clarice que disciplina é fundamental.

 

Para quem tem um dinheiro extra e quer investir, o especialista Reinaldo Domingos destaca que o Tesouro Direto pode ser uma boa opção.

 

Ele ressalta que é preciso ter um objetivo com esse investimento, como a compra da casa própria ou um casamento, por exemplo, para evitar que o aplicador mexa no dinheiro antes do tempo.

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo