Trocando em Miúdo: Conheça a luta de heroínas negras brasileiras

04:44 Economia, Programetes 08/03/2016 - 02h00 Brasília (DF) Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

O Trocando em Miúdo de hoje presta homenagem ao Dia Internacional da Mulher contando a história desta data que, na verdade, começa com a greve em Nova Iorque, em 1857.

 

A tragédia, com 129 mulheres mortas pela polícia,  tinha como principal reivindicação a  redução de 16 para dez horas da jornada de trabalho.

 

Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

 

Esta data, 8 de março de 1857, foi lembrada pela ONU,   ao criar, 118 anos depois, o Dia Internacional da Mulher.

 

Este programete mostra ainda a história de luta de mulheres brasileiras desde a época da colonização. Exemplos como o da Rainha Tereza; escrava de Angola, chefiou a resistência armada de negros e índios em 1770, no Mato Grosso.  

 

Chegou a organizar um parlamento, desenvolver o plantio de algodão, com a produção de roupas em teares coletivos, construídos com ferros usados para prender pessoas negras.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique