Fique atento aos erros comuns na declaração do Imposto de Renda

02:28 Economia, Notícias 12/04/2016 - 08h00 Brasília Embed

Priscila Rangel

Para não se equivocar em meio a tantos números, recibos e informações, é importante estar atento na hora de fazer a declaração de Imposto de Renda.


Erros comuns são repetidos todos os anos, como omitir rendimentos, digitar números trocados, apontar despesas médicas sem comprovação e esquecer de informar renda de aluguel ou pensão alimentícia, por exemplo.


Quem realizou um trabalho como autônomo ou ficou poucos meses em um trabalho, precisa declarar, assim como o contribuinte que indica o pai ou o filho como dependentes não pode se esquecer de informar a renda deles, seja da aposentadoria ou de um estágio.


Também se equivoca quem atualiza o valor da casa, do carro e de outros bens pelo preço de mercado, o que não é permitido. O certo é declará-los pelo custo de aquisição.

 

O técnico de Televisão Rodrigo Souza, de 29 anos, tem uma dúvida relacionada à malha fina.


O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, explica que um erro cometido na declaração pode levar à malha fina.


O contribuinte que já entregou a declaração, mas percebeu que errou, pode corrigir os dados e enviar a declaração retificadora pela internet, antes de ser intimado pela Receita. É o que explica o delegado do Sindireceita em Porto Velho/RO, Francisco Pinto de Souza.


O programa gerador da declaração de imposto de renda pode ser acessado pelo site receita.fazenda.gov.br. O prazo para envio termina na sexta-feira, 29 de abril.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique