Trocando em Miúdo: Conheça o golpe do empréstimo online

Publicado em 10/05/2016 - 02:00 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

Está correndo por todo lugar, pelo telefone, na rua ou mesmo na internet, um golpe que tem apanhado gente desprevenida ou, porque precisando de dinheiro, acredita que está fazendo um negócio interessante.  É o golpe do empréstimo online. Vamos nessa?

A pessoa oferece dinheiro emprestado, pagamento de juros que parece igual ao dos bancos, sem muita exigência nem nada, garantia de rapidez.

A pessoa, precisando muito para pagar dívida atrasada, aceita e o pior. Na maioria das vezes, o golpista, que pode até usar o nome de um correspondente bancário, pede a comissão adiantada.

A pessoa manda o dinheiro, que parece pouco, e adivinhe o que acontece. Não vê o dinheiro de volta e muito menos o prometido de emprestado.

A coordenadora institucional da Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, avisa que é preciso tomar muito cuidado nestas facilidades de tomar dinheiro emprestado.

Primeiro lugar: desconfie. Segundo lugar: fuja na hora se a pessoa, mesmo dizendo que é correspondente bancário, pede algum dinheiro adiantado pelo serviço. É fria.

Sonora: "Sem dúvida, não contratar por telefone, por mensagens de email, não contratar sem conhecer onde ele está realmente fazendo o seu contrato de empréstimo. Lembrando que principalmente aposentados e pensionistas devem, caso necessitem, solicitar na instituição onde recebem seu benefício e não contratar fora dali. Porque existe ali o endividamento real de aposentados e pensionistas e que não deveria, por exemplo, ultrapassar 30% do salário que ele recebe para concessão de empréstimo."

Pois então, olho vivo para não cair no golpe do empréstimo por pior que esteja a sua situação, precisando pagar dívida atrasada.

Sempre tem que pegar o telefone de quem está oferecendo o serviço, o endereço, a página na internet. E depois, por meio do telefone 145, do Banco Central, ver se a empresa existe mesmo.

Se existir, vai ter o quanto cobra de taxas pelo serviço, se tem reclamações. Há ainda os serviços de defesa do consumidor.

Sonora: "Ele tem que verificar junto ao Banco Central, pedir informações para defesa do consumidor, verificar se ele não tem muitas reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e, prinicipalmente, checar todas as informações que estão sendo passadas. O consumidor não deve contratar por telefone porque, geralmente, não tem as regras claras e o documento físico que vai comprovar o empréstimo. Por telefone é bem perigoso e a Proteste não recomenda."

Pronto. Então, estamos entendidos. Se o serviço for oferecido pelo telefone ou pela internet, olho vivo uma porção de vezes. Muito cuidado redobrado.

E mesmo assim, o que vale se for assinado numa empresa pequena, faça o seguinte: comece guardando tudo que for papel. Até a propaganda é importante para depois reclamar.

Então, tá.
Inté e axé.

 

*Este programa é uma reprise. O original foi ao ar em 03/03/2016


Trocando em Miúdo: Programete sobre temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo