Entenda a Radiografia do Gasto Tributário em Saúde 2003-2013

07:09 Economia, Notícias 01/06/2016 - 18h30 Brasília Embed

Apresentação Valter Lima

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada ( Ipea) lançou nesta semana a nota técnica Radiografia do Gasto Tributário em Saúde 2003-2013.

 

Nesta entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, o  diretor do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde, Carlos Ocké, explica que gasto tributário são os gastos indiretos do Governo Federal em saúde, ou popularmente conhecido como “subsídios”: “O objetivo do estudo é iluminar um gasto que em geral é pouco transparente dentro do orçamento”

 

Segundo ele, o estudo identificou no último ano da pesquisa que os gastos tributários alcançaram R$ 25 bilhões, ou seja, o equivalente a quase um terço dos gastos diretos do Governo Federal.


Ele disse ainda que “Uma outra forma de entender o que é gasto tributário, é aquilo que o Estado deixa de arrecadar. Estes gastos a rigor, não são aplicados no SUS. Ele é o que as famílias, os empregadores, a indústria farmacêutica, os hospitais filantrópicos deixam de contribuir para o estado”.

 

Com informações das Rádios EBC

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique