Mudanças no CNPJ combatem lavagem de dinheiro e sonegação

01:18 Economia, Notícias 01/06/2016 - 12h43 Brasília Embed

Danyele Soares

Começam a valer hoje (1º) as alterações no CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, que pretendem ajudar no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.


Uma das novidades é a mudança nas normas sobre o beneficiário final de pessoas jurídicas, como trustes localizados fora do país, que são gestores de patrimônio.


Eles são considerados um desafio para a prevenção da lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.


Pelas novas regras, esse relacionamento entre a empresa e o truste deve ser informado aos órgãos tributários, aduaneiros e de fiscalização. Mas a medida só começa a valer a partir de primeiro de janeiro do ano que vem para as empresas que fizerem a inscrição a partir desta data.


Para aquelas já inscritas, a informação deve ser prestada quando as firmas fizerem alteração cadastral, com data limite até o fim de 2018.


Outra mudança pretende facilitar os procedimentos de abertura, alteração e encerramento de empresas. Está prevista a possibilidade de dispensa da apresentação do Documento Básico de Entrada ou do Protocolo de Transmissão para aquelas unidades da federação e municípios que fazem parte do processo único de abertura e legalização de empresas pela Redesim.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique