Trocando em Miúdo: Metade do PIB brasileiro circulava em operações de crédito em agosto de 2016

03:46 Economia, Programetes 08/05/2017 - 02h12 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Neste maio, estou de férias, em Berlim, Alemanha. Mas não seja por isso. Este Trocando em Miúdo, de 3 de outubro de 2016, vale a pena ouvir de novo. Então, vamos nessa?

 

O programa fala do relatório do Banco Central do Brasil, divulgado em agosto de 2016, que mostra o volume de crédito do sistema financeiro que circulava então, R$3,115 trilhões. Houve uma queda nesse volume em 12 meses.

 

De qualquer forma, soma 51,1% do Produto Interno Bruto (PIB). Ou seja, metade do que a gente produziu estava circulando em variadas formas de crédito. Tudo isso pagando juros. E você sabe a diferença entre o percentual que é a taxa de juros básica e o que se cobra das pessoas físicas e jurídicas nas operações de crédito? É o tal do spread. O banco pega o dinheiro a um juro e cobra de você outro juro: para pagar o risco de inadimplência, a administração da operação também. Vamos falar da inadimplência, do pagamento do cartão de crédito e outras coisas mais.

 

Para saber mais detalhes, ouça o programa.

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique