Receita reteve mais de 770 mil declarações do Imposto de Renda

01:43 Economia, Notícias 09/12/2016 - 08h03 Brasília Embed

Leandro Martins

A Receita Federal informou, nessa quinta-feira (8) que mais de 771 mil declarações do Imposto de Renda permaneceram retidas em malha fina.


O número corresponde a 2,61% do total de quase 30 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, apresentadas este ano.


Dessas declarações, 75% apresentam imposto a restituir, 22% têm imposto a pagar e 3% não apresentam imposto a restituir ou a pagar.


A consulta ao sétimo e último lote de restituições foi liberada. O crédito bancário será realizado no próximo dia 15. Quem não entrou no lote deve verificar os motivos da retenção.


As principais razões pelas quais as declarações foram retidas são omissão de rendimentos do titular ou de seus dependentes, divergências entre o imposto informado na declaração e o informado pela fonte, dedução indevida de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras, além de despesas médicas que não correspondem.


O contribuinte pode consultar informações atualizadas sobre a situação da declaração, disponível na página da Receita, na internet, no serviço e-CAC, para verificar o extrato da declaração.


Se não houver erro, o contribuinte deve separar os documentos e aguardar a intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar as justificativas e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal.


O agendamento para declarações do exercício 2016 começa a partir do primeiro dia útil de janeiro de 2017.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique