Queda no consumo provoca fechamento de lojas no DF

Fecomércio

Publicado em 03/02/2017 - 12:10 Por Patrícia Leite - Brasília

Corredores vazios, lojas fechadas e vendas em baixa. Esse é o cenário do comércio na capital federal. De acordo com pesquisa divulgada pela Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF), nem mesmo datas importantes como o Natal foram suficientes para reverter a baixa nas vendas.


O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, diz que os dados apontaram quedas sucessivas. “O comércio vive em cima de datas comemorativas. Todas as datas comemorativas tiveram resultados, durante o ano de 2016, inferior ao ano de 2015”.


A feirante Genilsa Costa sentiu na pele a que das vendas. “Sempre janeiro é um mês bom de vendas porque o pessoal está de férias, mas só que nesse janeiro foi diferente, as vendas caíram um pouco, uns 10 a 15%.”


Para driblar a crise nas vendas, Genilsa diz que além das promoções,  outra alternativa para não ter que fechar as portas tem sido reduzir os custos.


O presidente da Fecomércio-DF diz que os comerciantes estão assustados.


As vendas do comércio fecharam 2016 com queda de 6,19% em relação ao ano anterior. O setor de serviços também sofreu uma retração de 7,74%.


Sem alternativa, muitos comerciantes estão fechando as portas. Enquanto outros investem em promoções para atrair os clientes.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo