Trocando em Miúdo: Entrega da declaração do IRPF 2017 começa nesta quinta

04:11 Economia, Programetes 02/03/2017 - 02h00 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã. 

 

A partir desta quinta-feira (2), o contribuinte já pode entregar a declaração do Imposto de Renda alcançada em 2016. O prazo vai até 28 de abril. Vamos nessa.

 

Pois então.  Anote aí o que a pessoa tem que ter em mãos para começar a preencher a declaração do Imposto de Renda.

 

Só lembrando. Não invente nada porque o lado de lá, que pagou ou recebeu de você, já mandou a mesma declaração para a Receita Federal, que, depois, vai comparar a sua com a deles.  O prazo para eles entregarem venceu no dia 27. Eles quem? Anote aí. Patrão, banco, corretora, plano de saúde, dentista, escola. Está pronto? Então, preste atenção.

 

Informe de seus rendimentos entregue pelo patrão. Mesmo se for doméstica, tem direito sim. Neste caso, pelo esocial. E se fui despedido lá no meio do ano? Mesma coisa. Procure o patrão.

 

E se for aposentado? Pegue a declaração do  INSS. Nesta declaração tem, por exemplo, o que ficou retido, durante o ano, de cobrança de Imposto de Renda adiantado. Conforme o caso, pode agora pegar de volta. Pelo menos parte dele.

 

Outra declaração importante. Tudo que for nos bancos. Poupança, quanto tinha na conta corrente no dia 31 de dezembro passado. O que ganhou em rendimentos do dinheiro aplicado. Alguns são tributáveis e outros estão isentos. Vem tudo na declaração. Fechou a conta? Tem direito aos meses em que esteve no banco no ano passado.


Outra. Comprovantes de despesas médicas, dentista, plano de saúde. Tudo guardado por cinco anos. Todos os recibos. E outra vez. Sem inventar nada porque mês a mês foi tudo mandado para a Receita Federal, tá? No caso de plano de saúde, pegue a declaração anual. Se for o caso de plano de reembolso, tudo anotado e declarado.

 

Mais ainda. Ganhou algum processo na Justiça? Declare, mas tenha antes os comprovantes. Pode ter tido imposto retido na fonte.

 

Fez alguma doação que pode ser usada para abater o que tem de imposto a pagar? Não são todas as doações que permitem desconto na declaração.

 

Pronto. Já tem gente que entregou a declaração do Imposto de Renda. E a pessoa aí? Tem alguma dúvida? Manda para a gente: emconta@ebc.com.br.

 

Começa nesta quinta-feira, 2 de março, e vai até 28 de abril.

 

Então, tá
Inté e axé

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique