Trocando em Miúdo: Especialistas tiram dúvida de como contribuinte pode retificar declaração do IR

03:26 Economia, Programetes 13/03/2017 - 02h00 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

A partir de hoje (13), a gente volta a tirar dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda. Lembrando que o prazo para entregar vai até o próximo dia 28 de abril.

 

Portanto, se a pessoa tiver alguma dúvida pode mandar para o nosso e-mail que os nossos especialistas convidados irão responder. O e-mail é o seguinte: emconta@ebc.com.br.

 

Hoje, por exemplo, Alexandre Prado, especialista em finanças, explica como é fácil resolver a situação da pessoa que já entregou a declaração e percebeu que cometeu alguns erros.

 

Já a Sandra Batista, do Conselho Federal de Contabilidade, lembra que entre “os maiores motivos que levam à malha fiscal” está a falta do CPF nos recibos do que foi recebido ou pago. Pode ser CPF ou CNPJ, conforme o caso.

 

Outra situação. Mais à frente, a pessoa recebe aviso dizendo que caiu na “malha fina”, mas acha que está certa, sim. Tem que esperar até janeiro do ano que vem e se “autonotificar” para provar direto na Receita Federal. Quem explica é o analista tributário Francisco Pinto de Souza.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

* O programa foi originalmente veiculado no programa Revista Brasil, com a participação do apresentador Valter Lima.

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.