Trocando em Miúdo: Mulheres contabilistas já são a metade na profissão

04:52 Economia, Programetes 10/03/2017 - 02h00 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Terminamos, hoje (10), a Semana da Mulher aqui no Trocando em Miúdo, mas esperemos que tudo o que foi aqui falado sirva para mudar alguma coisa que estiver errada, como a violência contra a mulher ou as diferenças no relacionamento no ambiente de trabalho, aí incluindo os salários desiguais, e ainda dentro de casa. Vamos nessa?


A prosa de hoje é em cima de uma profissão específica, o pessoal da contabilidade, onde, parece, as mulheres não têm muito do que reclamar da vida. Há 10 anos, 20% dos contabilistas eram mulheres. Hoje, elas estão chegando aos 50%. E se a gente levar em conta as mulheres que estão nas faculdades de ciências contábeis, logo elas serão maioria na profissão. Com a palavra a vice-presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade, Lucilene Viana.

 

Pois vamos então entender esse grande número de mulheres na profissão de contabilista com curso superior. Lucilene Viana, será que não tem a ver com o fato de que a mulher, dentro de casa, na verdade é quem administra o dinheiro e até a crise econômica, quando ela aparece. Será que é por aí?

 

Então a prosa pula para outra reclamação, de um modo geral, por parte da mulher, que quase sempre reclama da dupla jornada, no lar e no trabalho. Entre as contabilistas acontece isto também, vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Lucilene Viana?

 

Mas tem uma coisa, Lucilene Viana, que, com certeza, a mulher contabilista deve reclamar, porque isto é geral. O salário é menor do que o dos homens contabilistas?

 

Então, para terminar a nossa Semana da Mulher, aqui no Trocando em Miúdo, até porque, na semana que vem, a gente volta às dúvidas na declaração do Imposto de Renda, queremos ouvir sua mensagem, Lucilene Viana, vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, para as mulheres de todo o país.



Então tá. Inté e axé.

 

Este foi o último programa especial da Semana da Mulher no Trocando em Miúdo. Veja abaixo os links para os programas anteriores.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.