Aumenta o número de demissões nas micro e pequenas indústrias de São Paulo

00:56 Economia, Notícias 13/04/2017 - 14h26 São Paulo Embed

Guilherme Jeronymo

Dados de uma pesquisa do Simpi, Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo, indicam um quadro ainda desanimador para o setor.

 

Aumentou a quantidade de empresas que demitiram, chegando a 27% de um total de 310 empresas ouvidas pelo Datafolha. Em fevereiro 21% das empresas haviam dispensado funcionários. Também diminuiu o número de contratações, de 10% em fevereiro para 9% em março.

 

Abril ainda não será o mês da retomada: 85% dos empresários ouvidos não preveem novas contratações, enquanto 13% acreditam que terão de demitir. Os principais motivos são falta de dinheiro em caixa, dificuldade para utilizar linhas de crédito para pessoas jurídicas e alta no endividamento e os calotes, que atingiram pelo menos metade das empresas entre fevereiro e março.

 

Essa realidade aumenta o endividamento das empresas com os governos: 32% delas não conseguiram arcar com algum imposto em fevereiro, número que só foi superado em março de 2013, perto do começo da série histórica do datafolha e do Simpi.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique