Prazo de entrega do IR termina nesta sexta; 8 milhões ainda não prestaram contas ao Leão

01:25 Economia, Notícias 26/04/2017 - 12h29 Brasília Embed

Anna Luisa Praser

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2017 está chegando ao fim e tem muita gente na mesma situação do Rubens Júnior, que se enrolou com as exigências: "Eu demorei para conseguir reunir todos os documentos que precisava". 


Quem ainda não fez a declaração precisa correr. O consultor nacional da Receita Federal, Joaquim Adir, afirma que o Leão não pretende estender o prazo. 


"Os bancos têm terminais, você tem a sua conta também que movimenta pela internet, que faz agendamento. O contribuinte tem muitas alternativas para cumprir essa obrigação, tanto de entregar a declaração, quanto de pagar a primeira cota", ressalta Adir. 


Para Joaquim Adir, a greve geral marcada para o próximo dia 28 não justifica atrasos. Ele faz um alerta: quem não se programar pode pagar mais caro pelo imposto de renda. 


"Tem que ter cuidado para não perder esse prazo de pagamento da primeira cota senão fica também com essa multa, que é de 0,33% ao dia". 


O período para enviar a declaração ao Fisco se encerra nesta sexta-feira (28), às 23h59. O programa para recebimento só deve voltar a funcionar às 8h da terça-feira (2).


É bom lembrar que a multa por atraso vale, também, para quem tem direito à restituição. Cerca de 8 milhões de contribuintes ainda não fizeram a declaração do imposto de renda.

 

* Áudio atualizado às 15h01 de 26/04/2017 para correção de informação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique