Companhias aéreas avaliam quando colocarão em prática novas regras para bagagens

01:41 Economia, Notícias 03/05/2017 - 10h02 Brasília Embed

Solimar Luz

Após decisão judicial que suspendeu, desde sexta-feira (28), a cobrança extra no despacho de bagagem ainda não há definição das companhias aéreas de quando as novas regras serão colocadas em prática. 


Em nota, “a Latam esclarece que as regras de bagagens permanecem inalteradas e que informará oportunamente sobre as mudanças a seus passageiros nos canais oficiais da empresa”. 


A Gol informa que está “reavaliando o assunto internamente e assim que houver uma decisão comunicará os seus clientes”. 


A Azul informou à reportagem que “está alinhada com o posicionamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas e que, por enquanto, não há mudanças.” 


Em nota, associação diz que considera a cassação da liminar “um avanço que vai beneficiar consumidores e alinhar o Brasil a práticas internacionais.” 


A Avianca Brasil informa que prefere estudar a questão mais profundamente a fim de criar produtos tarifários para melhor atender às necessidades dos diferentes perfis de clientes. 


Em nota, a Anac destaca que desde sábado (29) as empresas podem praticar a venda de passagens aéreas com diferentes franquias de bagagem despachada ou até mesmo sem a franquia para passageiros que optarem por não utilizar o serviço.


Para a agência reguladora, a oferta de passagens “com diferentes perfis torna o mercado ainda mais competitivo.” 


A Anac informa, ainda, que para passagens compradas antes de 29 de abril valem as regras do contrato de transporte.