Trocando em Miúdo: Atenção nos preços diferenciados quando a compra é com cartão de crédito!

03:56 Economia, Programetes 02/05/2017 - 02h06 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Este maio, estou de férias, mas este programa do dia 2 de janeiro de 2017, vale a pena ouvir mais uma vez.

 

Cartão de crédito. Já teve a medida provisória autorizando o lojista a cobrar preço diferenciado dependendo da forma de pagamento. O lojista tem custo para oferecer o serviço de pagamento a crédito, o aluguel da maquininha etc. Daí, ele vai poder dar desconto pro consumidor

 

A medida, considerada boa pelo comprador, abre uma discussão, inclusive nos órgãos de defesa do consumidor, no sentido de que pode não ser legal cobrar preços diferentes pelo mesmo produto. De qualquer forma, escute o programa de hoje para saber os prós e contras, tanto do lado do consumidor, que sai prejudicado se usar o cartão, quanto do lojista, que leva mais de mês para receber do cartão de crédito. Além do que sempre tem aquele receio do lojista, em vez de dar desconto para quem paga à vista, subir o preço no caso de quem optar por pagar no cartão.

 

Sobre esse assunto, vamos ouvir Maria Inês Dolci, da Proteste.

 

Então tá.Inté e axé.

 

* Este programa é uma reprise de 02.01.17 e foi ao ar, ao vivo, dentro do programa Revista Nacional, com o apresentar Mário Sartorello

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique