Trocando em Miúdo: Metade dos micro e pequenos empresários não contribui com o INSS e perde direitos

04:25 Economia, Programetes 01/06/2017 - 02h00 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Neste maio, estou de férias em Berlim, Alemanha. Mas este Trocando em Miúdo, de 16 de janeiro deste ano, vale a pena ouvir de novo. Vamos nessa!

 

A prosa de hoje tem a ver com os milhões de micro e pequenos empresários que não são obrigados a contribuir com o INSS, mas, em compensação, com isso, perdem uma porção de direitos, além da própria aposentadoria. Pra isso não acontecer, basta contribuir como autônomo, inclusive chegando ao teto.

 

Essa prosa tem a ver com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil que aponta: 49% dos micro e pequenos empresários contam apenas com o INSS para se aposentar. No entanto, 49% deles não fazem qualquer contribuição. Por isso, a gente ouve a economista-chefe do SPC, Marcela Kawauti, pra ela nos falar da importância do planejamento dos ganhos desses empresários quando estiverem mais maduros.

 

Escute o programa e saiba como. Além do INSS, tem outras formas dos micro e pequenos empresários se prepararem para a velhice, a exemplo da previdência privada ou mesmo o Tesouro Direto.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

 

* Esta edição foi uma participação ao vivo no programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM Brasília, apresentado por Valter Lima.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique