Trocando em Miúdo: Promotor defende que Código do Consumidor inclua proteção aos superendividados

04:32 Economia, Programetes 24/05/2017 - 02h12 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Neste maio, estou de férias em Berlim, Alemanha. Mas este Trocando em Miúdo de 13 de setembro de 2016 vale a pena ouvir de novo. Vamos nessa?
 

Código de Proteção e Defesa do Consumidor, lei que tem 26 anos em vigor. Mas muitas situações novas apareceram desde então, dentre elas o comércio eletrônico, bem como outros serviços, inclusive bancários, que são prestados pela internet, hoje acessível até pelos celulares. Por isso, nossa conversa é sobre: qual o futuro do Código? Falta mudar o quê pra que ele funcione de verdade?

 

Neste Trocando em Miúdo você ouve ainda comentários sobre uma questão que merecem a atenção das autoridades: "a necessidade de proteção aos superendividados", conforme alerta o promotor de Defesa do Consumidor, do Ministério Público de Minas Gerais, Lélio Braga Calhau. Para ele, falta melhorar a relação com grandes litigantes como as instituições bancárias, companhias telefônicas e planos de saúde.

 

Outra questão que pede atenção, agora de acordo com a coordenadora da Proteste - Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, são as classes C, D e E, que precisam de muita informação e educação para o consumo. 

 

Então tá. Inté e axé.

 


Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique