Trocando em Miúdo: Namorados e namoradas vão gastar menos neste dia 12, mas presente está garantido

03:49 Economia, Programetes 09/06/2017 - 02h20 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Noventa e dois milhões de pessoas amadas devem presentear o outro neste Dia dos Enamorados, segunda, 12.

 

Não é nada, não é nada, são R$ 11 bilhões movimentando e economia. Aliás, o mesmo tanto que a Caixa distribui, a partir deste sábado (11), em contas inativas do FGTS, para 7 milhões e meio de trabalhadores e trabalhadoras. Vamos nessa.

 

Pois então. Dia dos Namorados. Presente. Acontece que, pela pesquisa, 44% dos ouvidos dizem que vão presentear sim, mas gastando menos do que no ano passado. Confirma, economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti?
 

Vamos em frente. Conversa para quem vai comprar presente para presentear, de preferência na surpresa, a pessoa amada, neste Dia dos Namorados, uma data que costuma vender quase tanto quanto o Dia das Mães. Mas eu falei em dar o presente de surpresa. Aí, tem uma coisa. Compro o presente pela internet. Tomo os cuidados. Acerto o prazo de entrega. Daí, chega o dia e nada o presente chegar. A pessoa vai aceitar a desculpa?

 

Coordenadora institucional da Proteste – Associação de Consumidores –, Maria Inês Dolci.  Dia dos Namorados. Se comprar pela internet, tome cuidado. Pode virar pesadelo. Prejuízo grande. Que cuidados são esses?

 

Pois então, tomara que você, pessoa enamorada, ganhe um bom presente. Até porque a economia agradece. Inclusive o governo. Se ganhar, digamos, uma garrafa de champanhe, 59,49% do que for pago é de imposto. Se for um perfume importado, imposto recolhido de 80% em cima do que a pessoa pagar pelo presente. Mas vale a pena. Dar ou receber.

 

Feliz Dia das Pessoas Enamoradas.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique