Brasileiro está menos confiante com a economia e acredita em aumento do desemprego e da inflação

01:26 Economia, Notícias 28/07/2017 - 12h44 Brasília Embed

Graziele Bezerra

Os brasileiros estão menos confiantes, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice que mede a confiança do consumidor teve queda de 1%, agora em julho e a perspectiva dos entrevistados é de aumento do desemprego e da inflação.

 

E nas proximidades do Dia dos Pais, a pesquisa revela ainda que a população pretende adiar compras de maior valor. O indicador de expectativa de compras de bens de maior valor, como móveis e eletrodomésticos, caiu 1,7% em relação ao mês anterior.

 

Segundo o economista da CNI, Marcelo Azedo, consumidores menos confiantes tendem a diminuir as compras e buscam recompor suas reservas financeiras.

 

Apesar desses dados, a mesma pesquisa mostra que o brasileiro percebe uma melhora na situação financeira e no endividamento nos três últimos meses.

 

O indicador de endividamento aumentou 2%, e o de situação financeira cresceu 1% em julho em comparação com o mês anterior. Isso significa que as pessoas estão menos endividadas e com uma situação financeira melhor do que há três meses.

 

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 125 municípios, entre os dias 13 e16 de julho.