Brasileiros têm 20 mil pequenos empreendimentos no exterior

01:18 Economia, Notícias 07/07/2017 - 17h25 Brasília Embed

Leandro Martins

Existem cerca de 20 mil micro e pequenos empreendimentos formais de brasileiros no mundo. Os Estados Unidos concentram a maior parte deles, com 9 mil. Em seguida estão o Japão, com mil e 500, e a França, com 1.320. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério das Relações Exteriores.

 

Os produtos mais comercializados por esses negócios são do chamado Mercado da Saudade, aqueles que os brasileiros sentem mais falta quando saem do país: feijão, pão de queijo e tapioca.

 

Além de alimentos, vestuário e outros bens de consumo, os empreendimentos englobam também serviços como salões de beleza, academias de musculação, de dança e de capoeira. E embora tenham identidade brasileira, atraem clientela estrangeira, como japoneses em aula de samba, americanos em aula de zumba, e capoeiristas estrangeiros.

 

O levantamento do Itamaraty levou em conta os micro e pequenos empreendedores formais, mas há muitos outros que não entraram na estimativa. Apenas nos Estados Unidos, a estimativa é que quase 50 mil brasileiros desenvolvam atividades autônomas informais.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique