Contas externas têm melhor semestre em dez anos e cresce 34% o gasto de brasileiros no exterior

02:16 Economia, Notícias 21/07/2017 - 20h39 Brasília Embed

Lucas Pordeus Leon

A queda do preço do dólar fez os brasileiros gastarem mais em viagens internacionais neste ano. Segundo número divulgado pelo Banco Central, os turistas brasileiros deixaram mais de 8 bilhões e 800 milhões de dólares no exterior no primeiro semestre, uma alta de 34% em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Em 2016, os gastos de brasileiros no exterior caiu 16%.

 

O Banco Central também divulgou os números das contas externas, que são a diferença entre o que o país exportou e o que importou em mercadorias, chamada de balança comercial, e também em serviços. Por causa das contas positivas na balança comercial, o país teve o melhor resultado dos últimos 10 anos, e fechou os primeiros seis meses do ano com superavit de 715 milhões de dólares.

 

O Banco Central justifica esse aumento pela melhoria nos preços das commodities, que são as matérias-primas muito vendidas pelo Brasil, como a soja e minérios, por exemplo. Além das safras recordes da agricultura que garantiram o aumento das exportações.

 

Para o economista Newton Marques, da Universidade de Brasília, o aumento das exportações de matérias-primas tem efeito limitado na economia nacional.

 

Os investimentos estrangeiros diretos também cresceram no primeiro semestre, cerca de 7% em relação a 2016. Mas até o fim do ano, o Banco Central avalia que o investimento estrangeiro deve recuar em relação ao ano passado.

 

Apesar do superavit nas contas externas no primeiro semestre, a instituição prevê que ao final do ano devem fechar em deficit, mas ainda com melhores resultados que 2016.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique