Índice de Preços ao Consumidor em São Paulo registra 0,05% em junho

02:19 Economia, Notícias 05/07/2017 - 12h43 São Paulo Embed

Nelson Lin

O IPC, Índice de Preços ao Consumidor da cidade de São Paulo, medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ficou praticamente estável em junho, com variação de 0,05%. No mês anterior, o índice ficou em 0,05% negativo. O índice geral acumulado para o ano é de 0,88%.

 

Para o coordenador da pesquisa, professor André Chagas, os fatores sazonais, como período de safra de grãos, e os estruturais da crise econômica que impedem o crescimento do consumo, explicam os resultados dessa estabilidade e apontam a mesma tendência do índice até agosto.

 

Segundo ele, em relação às questões sazonais, é um período em que a inflação costuma dar uma trégua e vir mais baixa que outros meses, principalmente por causa da safra, que tem aumentado a oferta de alimentos. Já quanto às questões estruturais, o poder de compra das famílias está menor, influenciando o índice. A perspectiva da Fipe para o IPC de julho é 0,03%, de acordo com André Chagas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique