Trocando em Miúdo: Parlamento europeu discute segurança digital e proteção de dados do consumidor

04:07 Economia, Programetes 04/07/2017 - 02h16 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte e cidadã.

 

Vamos falar em segurança digital pessoal. Por exemplo, entro na internet para pesquisar o preço de uma passagem de avião de um lugar para outro. Pronto, dali a um minuto, começam a chegar propostas de hotéis, pousadas, pacotes de viagem, outras empresas e tal. Como é que sabem da minha vida, sô. Vamos nessa.


Por isso a prosa de hoje é com a coordenadora institucional da Proteste – Associação de Defesa dos Consumidores, Maria Inês Dolci. Ela acaba de chegar de uma reunião internacional em Bruxelas, capital da Bélgica e sede do Parlamento Europeu. Encontro de Associações de Consumidores de todo mundo. A reunião era para discutir como melhorar a proteção de quem usa a internet, ou seja, quase todos, né? E assinaram uma declaração mundial.

 

Só repetindo o exemplo que acabo de dar, Maria Inês Dolci, coordenadora da Proteste, mal acabo de pesquisar o preço de uma passagem, pela internet, e, na mesma hora, meu e-mail fica cheio de outras ofertas ligadas à viagem, justo na cidade para onde penso em ir.

 

Por isso então que o chamado internauta, ou seja, nós todos, precisamos de ferramentas de proteção dos nossos dados, principalmente cartão de crédito, senhas de bancos e tal. Que tipos de ferramentas?

 

Mas tem uma coisa. A pessoa também precisa tomar cuidado, não pode dar mole, como se diz, não é mesmo coordenadora da Proteste?

 

Até porque com seus dados pessoais, uma pessoa mal intencionada pode fazer tudo, hein?

 

Obrigado, coordenadora da Proteste – Associação de Proteção dos Consumidores, Maria Inês Dolci.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique