Trocando em Miúdo: Cheque pré volta com força total em tempos de inadimplência

04:37 Economia, Programetes 25/08/2017 - 02h01 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Por causa da inadimplência, falta de pagamento, tem banco pegando de volta cartão de crédito do cliente. E está mais difícil pegar empréstimo. Até porque mais de 60 milhões de pessoas estão com dívidas atrasadas, acima dos três meses. Então, eis um dos resultados que começam a aparecer: a volta do antigo cheque pré-datado com a devida anotação no canhoto. Se lembra disso?

 

Palavra do educador financeiro José Vignolli, que tem uma página na internet chamada Meu Bolso Feliz. E só para lembrar alguns pontos da pesquisa sobre a volta do uso do cheque pré-datado, feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, junto com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, CNDL. Quatro em cada dez fazem o controle anotando no canhoto do talão de cheques. E usam por causa de que, além da dificuldade de manter o cartão? Uma delas, a facilidade do uso.

 

Mas tem mais o seguinte, alerta o professor José Vignolli, do SPC Brasil. Mesmo no caso do antigo cheque pré-datado, o consumidor tem que ter mais cuidado ainda na hora dos gastos porque se atrasar fica mais difícil ainda acertar a situação.

 

Outra lembrança. O cheque pré-datado, quando entregue no comércio, ou outro lugar, na verdade se transforma na hora em dinheiro. O comerciante, por exemplo, pode pegar o seu cheque pré-datado e entregar no banco onde, com um desconto, troca por dinheiro. Ou então usa o seu pré-datado para pagar um fornecedor. Mais atenção ainda.

 

Então, ficamos assim. Pela pesquisa, 38% dos que usam cheque pré-datado confessam que já ficaram inadimplentes, não tinham saldo no banco, no dia do desconto. Ou seja, é cheque sem fundo. Já viu, né?

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique