Trocando em Miúdo: Consulta de dados básicos da situação fiscal do contribuinte só na internet

05:22 Economia, Programetes 31/08/2017 - 08h36 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa cidadã.

 

Tem ouvinte, ainda dos tempos da declaração do Imposto de Renda, em que o analista tributário, agora aposentado, Francisco Pinto de Souza, tirava as dúvidas, aqui mesmo, que, estão com problemas, dizem eles, para chegar perto da Receita Federal uma vez que descobriram que caíram na tal malha fina do velho leão. Vamos nessa?

 

Primeiro problema, dizem os ouvintes que caíram na malha fina ou com problemas para resolver, meu caro Francisco Pinto de Souza, também diretor de finanças do SindiReceita de Rondônia. É o seguinte. Muitos dizem que está cada dia mais difícil aquele trato presencial, no guichê da Receita, até para tirar alguma dúvida e resolver os assuntos. É tudo pela internet. Então, vamos no prático. Entro na internet. Na página da Receita. Por exemplo, quero saber sobre minha declaração. Eu tenho que ter alguma senha, alguma dica, algum caminho?

 

Mais prático ainda. E a senha, o CPF ou sei lá mais o que eu preciso para entrar na Receita Federal?

 

Acontece que eu caí na malha fina e não sei ainda o que fazer. Eu, não. O ouvinte que ligou para a gente. O que ele deve fazer ali na internet, Francisco Pinto de Souza?

 

Complicou. Perdi os números dos recibos da entrega da minha declaração do Imposto de Renda dos últimos dois anos. Minha internet funciona bem fraca. Eu tenho umas dúvidas. Quer saber de uma coisa? Vou direto até a sede aqui na minha cidade da Receita Federal e resolver logo este meu problema. É isto mesmo que eu devo fazer, Francisco Pinto de Souza. Faço isso?

 

Ficamos assim. Nem vou perguntar sobre a assinatura eletrônica porque complica mais ainda. Tem até caso em que a pessoa caiu na malha fina, quer resolver, não deu pela internet, agendou uma ida pessoal até a Receita da cidade dele e aconteceu o seguinte. Só em 2018.

 

Então tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique