Trocando em Miúdo: Cuidar bem do seu cãozinho ou gatinho é lei; no Brasil, eles são 58 milhões

04:56 Economia, Programetes 06/09/2017 - 02h02 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

A prosa de hoje começa com o seguinte fato. No Brasil tem mais cachorro do que criança. Assim, bem direto. Na verdade, cães e gatos. Animais de estimação. Quer dizer. Nem tanto. No Brasil, há 30 milhões de animais ditos de estimação, principalmente cães, muito mais,  e gatos, simplesmente abandonados. Vamos nessa?

 

Pois, confirmando os dados, que são da Organização Mundial da Saúde (OMS), da ONG Arca Brasil e da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, a estimativa é a de que existam, no total, 37 milhões de cachorros de estimação e outros 21 milhões de gatos. Ou seja, mais do que o número de crianças. Está prestando atenção na prosa?

 

Mas voltando aos bichinhos abandonados pelos chamados donos. No Rio de Janeiro e em São Paulo, de novembro a fevereiro, aumenta em 70% o número de cães e gatos jogados na rua. E sabe por causa de que? Época de férias escolares, as famílias viajam. E você sabia que isso é mau-trato e que isso é considerado crime? Artigo 32 da Lei Federal 9.605 de 1998.

 

São considerados maus-tratos, entre outras práticas, abandonar, espancar, envenenar, não dar comida diariamente, manter preso em corrente, local sujo ou pequeno demais os animais domésticos.

 

Maria Inês Dolci, vice-presidente da Proteste – Associação de Consumidores. Ter um bichinho de estimação para maltratar ou então abandonar?

 

Tem ainda a questão da alimentação. Daí a pesquisa feita pela Proteste. Muitas marcas de alimentação para cachorros e gatos não seguem os princípios de nutrição.

 

Fechando a prosa e tem, sim, a ver com a nossa economia trocada em miúdo. Anote aí. No mundo, o setor do mundo pet movimenta, a cada ano, US$ 105,3 bilhões. O Brasil possui o segundo maior mercado pet do mundo. No ano passado, 2016, esse mercado lucrou R$ 16,6 bilhões com as indústrias de Pet Food, Pet Care, Pet Vet e Pet Serv. Inclusive somos bons exportadores. De que? De coisas para cachorro.

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.