Nova tecnologia poderá ser usada na produção de petróleo e gás

02:09 Economia, Notícias 30/10/2017 - 19h45 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

O Ministério de Minas e Energia vai lançar um projeto piloto de exploração não convencional de petróleo e gás na Região Nordeste do país.

 

O objetivo do governo é iniciar a extração nas reservas minerais de xisto, a tradução mais utilizada para o shale oil e o shale gas, no Recôncavo Baiano e na Bacia do Parnaiba de forma controlada.

 

De acordo com o secretário de petróleo e gas do ministério Marcio Félix, os detalhes do projeto serão divulgados em uma reunião no dia 28 de novembro.

 

A tecnologia que permite a extração nessas reservas é conhecida com fracking e é muito criticada por ambientalistas,  porque são utilizdaas grandes quantidades de água com solvente para quebrar as rochas onde estão encapsulados o óleo e o gás.

 

Depois da fragmentação, boa parte dos rejeitos fica no terreno e pode contaminar lençõis freáticos, mas o presidente da Agência Nacional do Petróleo Décio Odonne defendeu o projeto pela potencialidade de investimentos que ele pode gerar.

 

Caso o projeto vá a frente será a primeira experiência comercial de produção de petrólo e gás utilizando fracking em centenas de municípios do Brasil. A técnica, amplamente utilizada nos Estados Unidos, inclusive já foi proibida.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique