Trocando em Miúdo: Especialista explica as vantagens e desvantagens da caderneta de poupança

03:44 Economia, Programetes 09/10/2017 - 02h00 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

A inflação acumulada está na base dos 3% ao ano. A caderneta de poupança está rendendo o dobro. Então, é a melhor maneira de fazer o nosso dinheiro render. Será? Acontece que se eu falar onde você deve colocar o seu dinheiro para ter o melhor rendimento eu corro o risco de fazer o mesmo que indicar um remédio. Vai que não dá certo, né? Então, vamos nessa.

 

Ponto um. A caderneta de poupança é a mais tranquila. Se precisar tirar qualquer hora até no caixa eletrônico. Mas rende todo dia ou só uma vez por mês, na data do aniversário do depósito? Direto para a especialista em Finanças Pessoais, Luciana Fiaux. Caderneta de poupança é mais fácil. Rendendo todo dia ou não?

 

Ponto 2 . Na caderneta de poupança eu não pago taxas do banco nem Imposto de Renda nem IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras. É lucro certo. Será? Conta para a gente, Luciana Fiaux. Mesmo pagando estas taxas e impostos tem aplicação financeira que rende mais do que a poupança, não tem?

 

Agora, eu sei que a poupança é um investimento seguro, quer dizer, teve um presidente, uns tempos passados, que resolveu confiscar tudo, mas a poupança dá para dizer que é seguro. Já nos outros investimentos, o risco é grande. Tem que ter cuidado para não perder dinheiro, no lugar de ganhar.

 

Então, ficamos assim. O dinheiro é seu. Importante é ter algum guardado. E rendendo. Onde, é uma decisão sua. Vai que dá certo, né?

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa Em Conta, da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.