Trocando em Miúdo: Relembre momentos marcantes desses 10 anos de programa no ar

06:55 Economia, Programetes 20/10/2017 - 02h00 Brasília Embed

Apresentação Eduardo Mamcasz

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Hoje estamos em festa. Eu daqui e você daí. São dez anos de Trocando em Miúdo. 

 

Mais de 2,4 mil vezes nesta prosa direta entre a voz e o ouvido. Aliás, algumas vezes, a sua voz veio cá para o nosso ouvido. Foi assim e destacamos dois fatos mais concorridos. O primeiro foi nas dúvidas do eSocial da doméstica, quando começou a funcionar.


Depois, todo ano, na época da entrega da declaração do Imposto de Renda, o analista tributário, agora aposentado, Francisco Pinto de Souza, do SindiReceita em Rondônia, tirou uma porção de dúvidas.


Desde 22 de outubro, há dez anos, quando começamos com este nosso Trocando em Miúdo, passamos por governos e situações diferentes. Subimos juntos com a economia e também caímos na crise e estamos, agora, no começo da recuperação. Sempre procurando entender essa sopa de letrinhas tipo Selic, IPCA, Copom, Procon, subsidiado e consignado.

 

Então, vamos ao que parece que foi hoje. 22 de outubro de 2007.  A gente começava o Trocando em Miúdo assim, ocupava menos tempo da pessoa ouvinte cidadã aí, era um minuto só: Setembro de 2013. A prosa foi sobre a felicidade. E a pergunta. Isso existe aqui no Brasil, sô? Foi assim. Ouça.

 

Outra boa lembrança. Todo dia 1º de maio teve um Trocando em Miúdo especial mostrando a história desta data tão importante no mundo todo. Mesma coisa no Dia da Mulher, 8 de maio. Sempre destacamos, aliás, a participação da mulher negra na sociedade brasileira, lutando por um lugar melhor.

 

Vem na lembrança também o mês de outubro de 2007 quando deixei de ser editor da Radioagência Nacional para fazer o Trocando em Miúdo e participar do programa Em Conta – a economia que você entende.

 

Dez anos passados. Na época, de despedida, fiz uma brincadeira com as pessoas repórteres, jornalistas que são peças muito importante nesse nosso trabalho. Um trecho só porque hoje é festa.

 

Então, tá. Um longo obrigado a você, ouvinte, parte principal deste Trocando em Miúdo. Sempre fomos muito sinceros com você, prezada pessoa ouvinte cidadã. Até quando fizemos greve.

 

A equipe que faz este Trocando em Miúdo está satisfeita e pretende continuar. E você? Conte para a gente mandando um e-mail para emconta@ebc.com.br. Dez anos no ar, dez anos de convivência. Estamos de parabéns, né?

 


 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.