Vendas do comércio varejista têm queda de 0,5% em agosto

01:44 Economia, Notícias 11/10/2017 - 13h59 Rio de Janeiro Embed

Ícaro Matos

O volume de vendas no comércio varejista, na série com ajuste sazonal, caiu 0,5% em agosto, em relação a julho deste ano, e o volume de receita caiu 0,1% na mesma comparação.

 

Esta foi a primeira queda das vendas do comércio em 4 meses, período em que a taxa acumulou expansão de 2,1% 

 

Na comparação com agosto de 2016, as vendas tiveram alta de 3,6% no volume, registrando a quinta taxa positiva consecutiva nesta base de comparação.

 

Já no período de 12 meses, entre julho de 2016 e agosto deste ano, houve queda de 1,6% no volume de vendas, mas houve uma redução no ritmo de queda, já que este foi o recuo menos intenso desde agosto de 2015.

 

Considerando o acumulado de 2017, foi registrado crescimento de 0,7% no volume de vendas.

 

Na análise por áreas, sete dos oito setores pesquisados tiveram queda no volume de vendas em agosto, com destaque para equipamentos e material para escritório; informática e comunicação; tecidos, vestuário e calçados; livros, jornais, revistas e papelaria; combustíveis e lubrificantes.

 

Por outro lado, o setor de móveis e eletrodomésticos foi o único que teve avanço nas vendas em agosto e registrou crescimento pelo quarto mês seguido.

 

Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada, nesta quarta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).