Governo define modelo de privatização da Eletrobras

Economia

Publicado em 06/11/2017 - 16:51 Por Victor Ribeiro - Brasília

O governo definiu o modelo de privatização da Eletrobras, a empresa estatal que controla outras empresas do setor de energia elétrica. A decisão foi tomada durante uma reunião no Palácio do Planalto, que durou cerca de uma hora e meia.

 

No encontro, o presidente Michel Temer recebeu os ministros do núcleo político do governo e da equipe econômica, além do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira. Ninguém falou com a imprensa.

 

Antes da reunião, o Ministério do Planejamento informou, pelo perfil no Twitter, que o governo deve reduzir a participação na Eletrobras e ficar com menos de 40% das ações.

 

A expectativa do ministério é de colocar ações da Eletrobras à venda na Bolsa de Valores de São Paulo já no primeiro semestre do ano que vem. Segundo o Planejamento, as mudanças vão ocorrer por meio de medida provisória.

 

A reportagem tentou apurar o que mudou depois da reunião. Os ministérios do Planejamento e de Minas e Energia orientaram para que procurássemos o Palácio do Planalto. Mas o Planalto disse que quem poderia responder é o Ministério de Minas e Energia. Já a Eletrobras negou que o modelo de privatização esteja definido.

 

As informações não coincidiram em toda a mídia. A TV Globo, por exemplo, divulgou informações diferentes das anunciadas pelo Ministério do Planejamento. Segundo a emissora, as mudanças serão feitas por meio de projeto de lei e não medida provisória, que deve ser encaminhado ainda esta semana para o Congresso Nacional.

 

E que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se comprometeu a agilizar a votação. Ainda segundo a TV Globo, durante a reunião, teria sido acertado também um programa de recuperação do Rio São Francisco, previsto para durar 30 anos.

 

* Matéria atualizada às 21h34 paraacréscimo de informações.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo