Produção industrial registra alta de 0,2% em setembro

Economia

Publicado em 01/11/2017 - 18:49 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A produção industrial nacional fechou o terceiro trimestre do ano com crescimento de 1,6%. Somente no mês de setembro frente a agosto, a alta foi de 0,2%. Mas  chegou a 2,6% na comparação o mesmo mês do ano passado 2016.

 

Com isso, a variação nos últimos 12 meses também foi positiva, de 0,4%  sendo o primeiro acumulado positivo desde maio de 2014.

 

Apesar da melhora,  o analista do IBGE André Macedo  salienta que o Brasil ainda está em um patamar de produção 17,4% abaixo do pico histórico alcançado em junho de 2013.

 

A melhora recente foi influenciada principalmente, pelo aumento na fabricação de veículos automotores, especialmente , aqueles destinados ao mercado externo. Este ano, o setor acumula alta de 14,8% e, em relação a setembro de 2016, o aumento foi de quaSe 21%.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo